Noticia
Benefícios de ter amigos, segundo a ciência
Postado em: 12/07/2017
Benefícios de ter amigos, segundo a ciência
Os amigos são um dos grandes suportes da nossa vida. Quem tem a sorte de tê-los sabe como é. Poder contar com alguém e saber que essa pessoa também pode contar com você alivia os problemas e traz emoção e intensidade à vida. Mas não é só isso. A ciência também já demonstrou que a amizade traz outros benefícios importantes.

Os bons amigos não precisam ser perfeitos, ou estar prontos para atender todas as suas necessidades. É suficiente que o aceitem, que se interessem pelo que acontece com você e estejam dispostos a ouvi-lo. A amizade é um presente simples e grandioso ao mesmo tempo.

Diversos estudos têm demonstrado que contar com bons amigos melhora a nossa saúde, tanto física quanto mental. Para que você conheça com maiores detalhe essas contribuições, falaremos sobre 7 benefícios proporcionados pela amizade.

1. Os amigos ajudam a reduzir o estresse

O estresse crônico tem muitas causas. No entanto, uma das causas mais comuns é a dificuldade para superar adequadamente o estresse diário. Ele ocorre quando há uma tensão entre a realidade como ela é e os recursos disponíveis que temos para aceitá-la e nos adaptarmos a ela.

2. Contribuem para melhorar a saúde

De acordo com a pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quem tem bons amigos tem uma saúde melhor. Isto não é surpreendente se levarmos em conta que a amizade aumenta a qualidade de vida.

Quando existe alguém que se preocupa com você sinceramente, você aumenta o nível de autocuidado. Pelo contrário, o sentimento de solidão muitas vezes nos leva ao abandono. Se você acredita que ninguém se importa com você, será mais difícil cuidar de si mesmo. E isso acaba afetando a sua saúde.
3. Quem tem amigos sente menos dor

A revista Psychosomatic Medicine publicou um estudo sobre a relação entre a dor física e o afeto. Foi comprovado que aqueles que convivem com pessoas afetuosas percebem a dor com menos intensidade.

O mesmo se aplica no caso oposto. As pessoas solitárias tendem a experimentar a dor física de uma forma mais grave. Lembre-se de que toda dor física traz sofrimento emocional, mas quem tem amigos também tem uma melhor disposição emocional, e isso faz com que a dor física seja reduzida.
4. O coração se fortalece

Um estudo realizado na Universidade de Duke (EUA), apresentou evidências de que aqueles que mantêm fortes laços de amizades com outras pessoas gozam de uma melhor saúde cardiovascular. De fato, nessa investigação a amizade é comparada com o exercício físico, e ambos têm efeitos positivos sobre o coração.

Clique para ver matéria completa:
http://bit.ly/2r2Oiaf

Fonte:https://amenteemaravilhosa.com.br